rss
twitter
    Venha nos seguir no Twitter :)

Qual o seu comportamento diante dos desafios da vida?

DESAFIOS

Normalmente falamos em desafios quando temos algo novo a enfrentar. Muitas vezes falamos em desafio como algo grande, importante, que até mesmo nos valoriza, nos engrandece. Sou valorizado por ter esse desafio pela frente; isso será importante para mim, para minha vida pessoal ou profissional. Outras vezes “trememos na base” quando estamos diante de um desafio, mas vamos em frente. Podemos também desanimar ao nos depararmos com um determinado desafio e não irmos a lugar nenhum; ficamos paralisados.
Qual dessas situações normalmente se apresenta diante de você? Algo importante a ser vencido, e que precisa ser vencido; algo que mexe com você, modifica seus rumos, mas você enfrenta; ou algo que te desanima e te inibe de qualquer ação. Sabemos que sempre teremos desafios em nossas vidas (nas diversas fases da vida). Pode parecer que à medida que ficamos mais experientes, os desafios serão mais fáceis de ser encarados ou vencidos, mas não é bem assim. Você poderá se deparar com uma situação totalmente inédita, na qual você se considerará impotente para resolver ou conduzir.
Você já se sentiu assim? Impotente? Existem pessoas que, apesar de se sentirem impotentes, fazem de conta que estão com a situação sob controle, mas não é verdade. O primeiro passo é entender o desafio, procurar descobrir e entender o que você pode fazer e como você vai agir para enfrentá-lo. É importante pensar e planejar as suas ações. Se chegar à conclusão de que não tem capacidade para enfrentá-lo sozinho, procure ajuda. Fale com seus amigos, com seus pares, com seus colegas de trabalho, familiares, com pessoas que você considera que poderão contribuir nesse momento.
Mas, mesmo com essas contribuições, as coisas podem ainda soar como totalmente fora de controle. Isso também acontece. Por exemplo, uma pessoa querida começa a ter atitudes que o afetam profundamente e por mais que você tente ajudar, você não consegue. Está totalmente fora do seu controle, mas impacta o seu dia a dia, a sua paz interior. Talvez somente enxerguemos nossa impotência em situações assim; mas na verdade isso acontece em muitas outras situações. Se desafios são situações que enfrentamos, eles podem ser de diversos tipos.
Precisamos ter tranqüilidade para enfrentar essas situações. É importante refletir primeiro e buscar a direção correta para as ações a serem tomadas. Não existe “receita de bolo” para isso. Cada caso é um caso e dependerá de diferentes variáveis para a solução. Quando um desafio é vencido, outro aparece. E se não temos desafios, o que acontece? Penso que a vida vai parecer monótona por não termos nada para fazer. Será esse o propósito de nossas vidas, ficar sem fazer nada vendo o tempo passar? Se não for assim, então desejaremos ter sempre alguma situação para enfrentar.
Gostaríamos que fossem situações fáceis, apesar de as chamarmos de desafios, mas podem ser situações mais complicadas, como problemas de saúde, por exemplo. De repente algo nos surpreende. Mesmo assim precisamos enfrentá-los, não desanimar. É isso, enfrente os seus desafios, mantenha-se vivo, movimentando-se, fazendo o que for preciso. Cada um sabe o que lhe compete e é possível fazer. Quero deixar dois versículos bíblicos para a sua meditação:
“... mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança; e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não nos desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.3-5).
Desafio (Tribulação) → Experiência → Esperança “Feliz é o homem que persevera na provação (tribulação); porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1.12).
A Paz de Cristo!
   
Fonte: Bom dia Pr Israel Belo
Autor: RICHARD JOSÉ VASQUES
rjv@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Paz de Cristo!AA

0 comentários:

Postar um comentário